REAPROVEITANDO AS SOBRAS DE NATAL!!!!!!


Depois da ceia e das trocas de presentes no Natal, só existe um momento que é tão esperado durante as festas de fim de ano: o famoso enterro dos ossos, o dia em que familiares e amigos se reúnem para saborear as delícias que restaram da noite anterior. Mas, como reaproveitar de maneira segura as maravilhas gastronômicas? Para os responsáveis pelo jantar, a consultora do Suadieta, nutricionista Mariana Fróes, dá algumas dicas para não errar no dia seguinte.
Segundo a especialista, utilizar as sobras do Natal requer cautela, já que é preciso ter uma série de cuidados com o preparo e armazenamento. “O Peru, por exemplo, deve ficar exposto em temperatura ambiente por, no máximo, 1 hora. Se passar disso pode comprometer a qualidade do alimento”, afirma Mariana.
As sobras das nozes e das amêndoas podem ser aproveitadas para uma salada. Já com as frutas, é possível fazer uma salada de frutas ou sucos. Com relação ao lombo ou chester, a nutricionista diz que o ideal é desfiar esses alimentos e dourar com cebola e alho na panela, acrescentando legumes. “Pode-se fazer, ainda, uma salada ou misturar com uma massa ou, ainda, montar um sanduíche acompanhado de uma salada”, explica.
“Uma combinação boa seria misturar a lentilha com o peru desfiado e acrescentar alguns condimentos como pimenta, salsinha, cebolinha, podendo-se ainda adicionar pimentões, alho amassado, cogumelos frescos e raspas de limão”, acrescenta.
Mas, Mariana alerta para o exagero nas ceias. Segundo ela, o ideal é que não se faça comida demais para evitar o desperdício. “Isso é importante, já que essas comidas estragam com facilidade no verão. Muitas vezes não podemos ver esses estragos e acabamos passando mal. Outro ponto importante é que, na maioria das vezes, são comidas com muito molho ou gordura, o que não é saudável para a saúde”, afirma.
  • Saladas: Pra reaproveitar as sobras das nozes, amêndoas e frutas cristalizadas você pode fazer uma salada com creme de leite e a salada que preferir, pode ser alface, repolho, etc.O mix de doce com creme  fica ótimo.
  • Frutas: Na hora de montar a mesa para a Ceia as frutas são indispensáveis, mas na hora de comer elas ficam mais como objeto de decoração, com tantas opções as frutas normalmente ficam pra última hora, para reaproveitá-las você pode fazer uma bela salada de frutas e aproveitar pra compensar os “excessos” da noite anterior.
  • Sanduíches: Em casos de sobras de Chester e Peru você pode desfiá-los e fazer um sanduíche personalizado com requeijão, coloque o pão francês no forno durante alguns minutos e prontinho, já está garantido um café da tarde maravilhoso *–*.
  • Massas: Você pode fazer um espaguete ao óleo, com molho branco e vermelho e acrescentar o Chester ou Pernil da noite anterior juntamente com as ameixas secas, frutas cristalizadas, nozes e etc

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário