QUEDAS DOS FIOS!


Este é um gráfico onde mostra o processo de crescimento dos fios e aonde ele é interrompido.




 A queda capilar é a perda total ou parcial dos fios que partem do couro cabeludo e não do comprimento. Sua existência podem ser um sinal de que algo não vai bem com o nosso corpo de um modo geral.  Situações que envolvem stress emocional, diabetes, período puerpueral (mulheres que deram a luz recentemente), problemas hormonais e/ou saturamento químico podem provocar a queda capilar. Portanto, seus indíciospodem ser tanto internas quanto externas.

Entre as causas externas mais comuns, podemos citar o saturamento químico, isto é, a mistura sem intervalos de tinturas, relaxantes, permanentes, alisamentos escovas, mega-hair entre outros. As vezes, a ausência de tratamento e hidratações anteriores e posteriores a estes procedimentos podem sobrecarregar os fios e o couro cabeludo e assim gerar a queda. No mesmo caminho também estão procedimentos de tranças, onde pode-se apertar muito no couro cabeludo. Nestas situações, incluem os dreads, trança nagô e o mega-hair entre outras técnicas.
 

Um outro problema que  lidamos diariamente e não damos conta é a super exposição aos raios ultravioletas, uso de secadores e pranchas e o excesso de creme para pentear no couro cabeludo, abafando-o, podem acelerar desncessariamente uma queda capilar. 

O que podemos fazer nestes casos (mas isso jamais dispensa a visita ao médico) é lavarmos os cabelos 2x por semana com produtos próprios para ajudar a cessar a queda dos fios. Quem passou por esta situação e diz que contribuiu muito na cessão da queda foi o tônico capilar Tricofort.

Para estimular o crescimento, combinado com o tratamento médico, alguns casos foram positivos com o uso do Pilogênio e de outro medicamento fabuloso chamado Pantogar (mas este é prescrito por receita médica e custa em média R$ 150,00)
Algo que podemos fazer sempre, independente de termos cachos caindo ou quebrando, é mantermos uma alimentação saudável. Comer frutas, legumas, verduras, beber bastante água faz bem ao organismo e podem evitar a queda por alguma avitaminose (ausência de vitaminas). Então, alimentos que contenham o Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe; nos aminoácidos a lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes; o beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura e vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais são importantíssimos para nos mantermos belas dos pés à cabeça.

O Ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. Portanto comer feijão, fígado, verduras entre outros é importante para os cachos e para sua beleza. Algumas mulheres em período menstrual muito longo e/ou com grande volume podem perdem ferro e ficarem anêmicas. Então, fiquem atentas a isso.
 

Um outro problema comum a queda capilar, acontece em alguns casos de pós-parto (período puerperal). Em geral,  após o parto, ocorrem alguns casos de queda de cabelo em algumas mulheres em virtude dos desequilíbrios hormonais da gravidez e nos partos de cesariana, onde a anestesia peridural ou raquidiana podem desencadear um quadro de queda capilar; além disso a amamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite podem ser agravantes também.
A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.
Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. 

Micoses do couro cabeludo:

São infecções contagiosas e mais comum em crianças. Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

Uso das pílulas anticoncepcionais:

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.
Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses. 
Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de visitação ao médico e solicitação de exames laboratoriais.

Febre alta e infecções:

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia):
Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

Cirurgia e medicação intensa:
Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

Calvície hereditária:
É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família. 

Alopecia Areata
É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (”pelada”).

Outras causas importantes e que precisam de acompanhamento médico mesmo:
  • Tabagismo;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Menopausa;
  • Ovários policísticos. 


Em todas as situações citadas acima, é importantíssimo ter o acompanhamento médico. 
FONTE:CRILOURA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

MARCIA POFFO disse...

Muito interessante este post, adorei! Parabéns, seu Blog é um arraso. Bjinhus, Marcia Poffo n.47 Blogueiras Unidas.

Sandra disse...

Olá,
Meninas amei o blog de vcs e mais ainda o título do blog...sulutentas com orgulho!!!!

Unknown disse...

Oi querida, boa noite!! vim agradecer e retribuir a visita adorei!!to te seguindo. Beijos!!!!

Vanessa Padilha Fernandes disse...

eu tive queda de cabelo depois do parto
e muioooooooooooo
olha achei lindo seu blog
obg por sua visitinha

SILVANA disse...

Olá vim retribuir a visita .
Amei as dicas ... já conheço e uso alguns produtos mencionados .
Com certeza estarei sempre aqui ...vendo as novidades.
Bjokas
já estou te seguindo
Silvana
http://srxlembrancinhas.blogspot.com

Postar um comentário