Roupas ecologicamente corretas!!!!! Dê um UP!

Das garrafas PET...
[foto_9587_2007-02-07_grande.jpg]

... aparecem novas idéias!!

Dos bambus...


                                       ... surgem novas esperanças!!



As novas matérias - primas para confecção de blusas e camisetas estão seguindo a tendência da nova era ambiental. Fibras de bambu e PET reciclado estão fazendo sucesso neste mundo têxtil. Quando li pela primeira vez não consegui deduzir o processo na produção de vestuários femininos e masculinos. Fiquei imaginando como seria compor uma blusa através de uma garrafa PET, um elemento sólido que não possui a mesma textura de um fio de algodão. A primeira idéia que nos vem à cabeça é o formato da garrafa com a maciez do algodão. Entretanto, existe todo um sistema especial capaz de transformar essas garrafas de plástico em modelos de roupas ecológicas. Foi com este estudo que surgiu o Projeto Alya ECO unindo inovação tecnológica, responsabilidade social e transformando-se numa marca importante que vem desenvolvendo um trabalho desde 1996, segundo um artigo no site Recicláveis =reciclaveis.com.br/noticias/00107/010705jeans.htm.
Quanto ao bambu, também recebi a notícia com o mesmo aspecto de curiosidade. É uma planta que possui seus próprios componentes bactericidas e ainda oferece proteção contra os raios UV como apresentada em algumas roupas. Se por um lado esta planta está conquistando fabricantes de roupas, por outro o bambu apresenta alguns motivos cuidadosos conforme notícia publicada no site Terra (ciência): "... enquanto a demanda mundial aumenta cada vez mais, a oferta de bambu escasseia. Planta que em geral floresce apenas uma vez a cada 60 ou 120 anos e depois morre, sua propagação por meio de sementes é difícil. E cultivar bambu por enxertos de plantas existentes é notoriamente complicado."
É preciso cuidar do planeta e se preocupar cada vez mais com os recursos utilizados não só em peças de vestuário mas como em combustíveis, casas e outros objetivos afins. Acima desta preocupação também está a COERÊNCIA. Cito muitos exemplos dignos embora noutro dia ao ver embalagens chamativas de determinados produtos chamados ecológicos, refleti: será que vai haver um abuso nessa questão sustentável? Daqui a um futuro próximo tudo se tornará verde, reciclado e em nome da natureza mas será que tudo o que veremos terá um cunho ecologicamente correto? Eis a questão!!

Fonte: Blog trilha sem fronteiras


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Maria Reciclona disse...

Olá. Adorei o post. Sem dúvida é preciso encontrar sempre novas alternativas na busca da sustentabilidade. Tanto o tecido feito a partir de pet assim como de bambu são muito agradáveis ao toque e bastante confortáveis. Deixo um abraço e um ótimo domingo pra vocês.

# Profª Grasiela # disse...

Adorei as sugestões.
Um linda semana!!

Elis disse...

Olá queridas, passei para agradecer a visita e conhecer o cantinho de vocês.
Parabéns pelo blog, é encantador, já sou seguidora.
Tenham uma linda semana, beijinhos!!!

Postar um comentário