Seis motivos para incluir o picolé em seu cardápio neste verão e RECEITAS!!!!!!


Além de ser menos calórico que o sorvete cremoso, ele hidrata e refresca


Olha o picolé geladinho! Quem vai querer? De limão, uva, abacaxi, coco, kiwi e até de amendoim. O picolé é vendido em qualquer lugar e faz o maior sucesso no verão. 

Além de saboroso e refrescante, o famoso sorvete de palito é uma excelente opção para o lanchinho da manhã ou da tarde e ajuda a manter o corpo hidratado nos dias de altas temperaturas. "Os picolés de fruta, por exemplo, são excelentes alternativas para substituir os sorvetes cremosos. Além de não ultrapassarem mais de 60 calorias, são também considerados fontes importantes de hidratação", explica a nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), Amanda Epifânio.

Mas, se você ainda acha que o picolé é apenas um quebra-galho pra quem não pode tomar o sorvete cremoso, surpreenda-se com todos os benefícios (e receitas!) da guloseima no palito:  

É refrescante - Getty Images

1. É refrescante 

O picolé é uma das opções mais simples e gostosas para se refrescar no verão. "A dica para quem quer se refrescar é escolher os sabores de frutas cítricas. Além de pouco calóricos, eles aumentam mais a sensação de frescor", explica a nutricionista. "Depois do de limão, que é o primeiro do ranking dos mais leves e refrescantes, vem o de abacaxi e o de tangerina", continua. 

2. Mata a sede 

Como ele é composto basicamente por suco de frutas, seu teor de água é bastante elevado e, por isso, ameniza a sede. "Porém, o teor de açúcar presente no suco pode comprometer um pouco esta sensação", explica a nutri. "Uma boa opção para isso é diminuir o teor de açúcar e usar apenas o doce natural das frutas." 

3. Hidrata 

"Por ser feito com frutas e água, ele serve como fonte de hidratação, já que fornece os nutrientes necessários ao organismo para hidratar e repõe um pouco da água perdida no calor", explica Amanda. 

4. Se as crianças não gostam de frutas.... 

Certamente gostam de picolés! A nutricionista explica que os picolés podem ser uma alternativa inteligente e saudável para incluir as frutas no cardápio das crianças neste verão: "As frutas são essenciais em qualquer idade, mas na infância, elas têm papel fundamental para o desenvolvimento dos ossos, na digestão e no fortalecimento do sistema imunológico", afirma a nutricionista. 

5. Ao leite: mais nutritivo 

Se o picolé já é indicado quando feito à base de suco, quando é incrementado com leite (isso para quem não tem tantos problemas com a balança) deixa o cardápio vitaminado . "Com o acréscimo do leite na receita, o picolé ganha mais nutrientes importantes para o organismo, como cálcio e ferro e fica ainda mais turbinado", explica Amanda. Outra opção é substituir o leite pelo iogurte desnatado. 

Confira o valor calórico dos sabores mais procurados:
Limão:52 kcal 
Abacaxi:60 kcal 
Uva:60 kcal 
Morango:70 kcal 
Coco:90 kcal 
Chocolate:103 Kcal

6. Em alta no sabor, em baixa na balança 

Sorvete ou picolé? A dúvida entre escolher um suculento sorvete cremoso e um picolé é comum. A nutricionista explica que não é preciso substituir um pelo outro radicalmente, mas que sem dúvidas, o picolé é mais recomendado para quem não quer terminar o verão com uns quilinhos extras. "No verão é sempre melhor ingerir alimentos mais leves, não só por estética, mas pela saúde também. O picolé é mais leve e nem por isso menos saboroso", explica Amanda. 

O picolé é uma ótima opção de sobremesa leve e refrescante. Por serem feitos com água, os sorvetes de frutas são mais magros e podem até servir de alternativa para o lanchinho da tarde, para consumi-los nos intervalos das refeições. 

Se você gosta de picolé e quer aprender a fazê-lo em casa, seguem algumas receitinhas caseiras que vão fazer a alegria de toda a família nestes dias quentes de verão

Picolé de iogurte 

Ingredientes 
2 xícara(s) (chá) de iogurte desnatado
2 xícara(s) (chá) de frutas vermelhas 
Açúcar ou adoçante a gosto 

Modo de preparo 
Processe no liquidificador ou no processador de alimentos o iogurte, as frutas e o açúcar, até ficar homogêneo. Transfira a mistura para as forminhas de picolé e leve ao freezer. 

Receita cedida por Top Therm 

Picolé-base 

Ingredientes
1 lata de suco de frutas concentrado a gosto
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca 

Modo de preparo 
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Deixe descansar por 2 minutos e bata novamente por mais 2 minutos. Coloque em forminhas e deixe no freezer até congelar. 

Receita cedida por Saborama 

Picolé de coco 

Ingredientes 
1 pacote de coco ralado (100 gramas) 
1 vidro pequeno de leite de coco 
1 lata de leite condensado 
1 lata de creme de leite 
750 ml de leite 

Modo de preparo 
Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata muito bem. Coloque em forminhas de picolé e leve para ao freezer. 

Picolé de limão 

Ingredientes
½ lata de leite condensado (8 colheres de sopa) 
50 ml de suco de limão (6 colheres de sopa) 
3 pedras de gelo 

Modo de preparo
Bata no liquidificador o leite condensado com o suco de limão. Acrescente aos poucos as pedras de gelo até ficar cremoso. Colocar em formas de picolé e leve ao freezer. 

Receita cedida por Saborama 


fonte: site minha vida




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

olá passei pra deixar um abraço adorei o picolé e levei o link do blog bjs

belezasecreta disse...

adorei o blog! ja estou seguindo!!
se quiser dá uma passadinha no meu e segue-me tb bjs
http://belezasecretabypaula.blogspot.com/

Postar um comentário