Bijuterias: Cuidados e limpeza!!!!





Embora sua bijuteria não seja uma jóia, ela deve ser tratada com um cuidado ainda maior, pois geralmente sofrem banhos de metais, que com o tempo e cuidado dispensado, oxidam, riscam, amassam, enfim, de certa maneira, são mais frágeis que as jóias.

O contato da bijuteria com substâncias químicas produz alterações e deteriorações na peça. Por isso, recomenda-se às pessoas que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios ou salões de beleza, ter muito cuidado quando manusear produtos que contenham mercúrio, iodo, soda cáustica, líquidos tinturados, perfumes e outros, pois esses elementos podem estar em algum produto químico utilizado para desenvolvimento de seu trabalho, e estes em contato com a sua bijuteria, podem causar sérios danos à peça e até à sua pele. Então evite usar bijuterias ao manusear produtos químicos.
Os cremes, loções e óleos (cosméticos) infiltram-se nos espaços entre a pedra e a base da bijuteria, deixando a peça opaca e causando deterioração. O melhor é não usar bijuteria quando estiver em contato com estes produtos.
Lave apenas com sabão neutro e água em abundância, seque com um papel absorvente e, por fim, faça um polimento com flanela, camurça ou qualquer outro tecido macio. Nunca deixe de molho.
Não tente dar brilho à bijuteria utilizando esponjas de aço ou qualquer tipo de abrasivo como polidores ou pasta de dentes. O ideal é usar uma flanela apropriada para jóias.
Existe uma infinidade de porta-jóias no mercado, de diversos tamanhos, formas, tipos de materiais e preços. Se não tiver porta-jóias, forre uma caixa com tecido macio e guarde as peças dentro de pedaços de papel de seda para evitar o atrito entre elas.


Dicas para não esquecer:
  • Coloque um pedaço de giz escolar branco no estojo ou porta-jóias. O giz absorve a umidade e evita que as peças escureçam ou fiquem embaçadas;
  • Não durma com as suas bijuterias;
  • Aplique perfumes e cremes, antes de colocar sua bijouteria, deixando-os serem totalmente absorvidos por sua pele;
  • Evite alergias, limpando com álcool, os pinos dos brincos.
  • Evite o contato direto com produtos de limpeza, areia e produtos abrasivos;
  • Evite usar bijuterias na praia, pois a mistura da areia com a água do mar certamente irá oxidar a peça;
  • Retire a bijuteria antes do banho diário, do mar ou da piscina;
  • Tome muito cuidado com produtos para cabelo (tinturas, produtos para alizamento) pois estes contém produtos químicos muito fortes e que ficam impregnados por vários dias, podendo manchar as peças, especialmente brincos e colares que ficam em contato com os cabelos;
  • Para a limpeza, lave apenas com sabão neutro e água em abundância, seque com um papel absorvente e, por fim, faça um polimento com flanela, camurça ou qualquer outro tecido macio. Nunca deixe de molho;

    Fonte:"blogamelias"
  • Depois de limpas nada melhor que tê-las organizadas, não há nada pior que combinar a bijuteria com aquela roupa para sair e perceber que a peça está toda enrolada, sem brilho e às vezes até com alguma corrente partida.
    Como separar as bijuterias e as jóias?
    Primeiramente, com calma e paciência, coloque todas as bijuterias em cima da cama.
    Separe tudo o que tem par e esteja em perfeito estado do que precisa um reparo, com bijuteria é assim, sempre tem alguma peça com uma pedra faltando, ou uma corrente que partiu ou que esteja na fase do quase, mas que precisa de qualquer maneira de um conserto.
    O que tiver que ser consertado deixe à parte numa caixa para você definir se vale a pena ser consertado, como e onde isso será feito(ou por quem). No caso dos brincos sem par, existem pessoas que usam um de cada, nesse caso, é só separar os brincos que estiverem sem par e reserva-los.
    Voltando para os brincos com par e outras peças em perfeitos estado, separe-os por itens como:colares, pulseiras, anéis e brincos.
    Separe peças folheadas de peças rústicas.
    Os colares devem ser pendurados e nunca guardados enrolados em caixas, desta forma acabam entrelaçando uns nos outros e criando aqueles nós, difíceis de desatar. Hoje em dia existe à venda aqueles cabides organizadores de bijuterias, que tem uma trava abre/fecha para segurar a bijuteria no cabide e elas ficam penduradas.
    As pulseiras tipo bracelete podem ser separadas por formatos e espessuras e guardadas em colméias com fundo e guarda-las em caixas ou gavetas, eu fiz as minhas colméias colando vários círculos de PVC(cano mesmo), comprei o cano do diâmetro que julguei ideal para as minhas pulseiras, pedi para o pessoal da casa de material de construção cortar o cano na altura que eu queria(3 a 4cm), com 1 metro, obtive várias argolas, colei uma a uma até formar a colméia para guardar os meus braceletes e pulseiras .
    Separe brincos grandes tipo pingente de brincos pequenos.
    Organize brincos em caixas que tenham divisórias, onde você pode separar por item. Se você não dispõe daquelas caixas de madeira com divisórias, existem aquelas caixas de plásticos organizadoras de lantejoulas que fazem bem esse papel , pois são mais baratas e organizam igualmente as peças.
    Já os anéis podem ser guardados em caixas com divisórias, ou em porta anéis em tecido, aqueles que tem um rolinho gordinho de tecido preso com botão de pressão a uma base mais firme também de tecido, eu já vi até em couro ou corino. Se quiser fazer um personalizado, peça a um sapateiro ou costureira para fazer um estojo desse de acordo com a sua necessidade.
    Nos grandes centros comerciais encontramos esses estojos prontos, mas nem sempre são do tamanho e ou possuem as divisões para atender à nossa necessidade.
    Espero te-las ajudado a organizar as suas valiosas peças (mesmo sendo bijuterias), digo valiosas pois tenho bijuterias tão importantes para mim quanto uma jóia.
    Compartilhe conosco a sua dica, caso você tenha alguma para nos ajudar a conservar e guardar nossas pequenas jóias (valor sentimental).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário