Síndrome da visão de computador, Fiquem atentas!




Os computadores vêm se mostrando indispensáveis como equipamento de escritório e lazer. Como o computador exige um grande esforço visual, problemas visuais e sintomas tornam-se comuns.
O QUE É
A Síndrome de visão de computador, do inglês “Computer Vision Syndrome” (CVS), é caracterizada por cansaço visual associado com uso prolongado do computador.

Sintomas de CVS incluem:
Olhos irritados
Olhos vermelhos
Coceira nos olhos
“Olhos secos”
Lacrimejamento
Fadiga
Sensibilidade à luz
Sensação de peso das pálpebras ou da fronte
Dificuldade em conseguir foco

Outros sintomas de CVS são:
Enxaquecas
Dores lombares
Espasmos musculares
Muitos indivíduos que sofrem de CVS nem mesmo sabem que têm a condição. Muitas pessoas têm leves alterações visuais, que não causam sintomas quando estão executando tarefas visuais menos exigentes. Nestas pessoas, os sintomas percebidos ao usar o computador podem ser o resultado de erro refrativo (grau) ou outras desordens.
PORQUE ACONTECE
A visão não foi criada para encarar uma tela de computador durante muitas horas.
Monitores são compostos de pixels (minúsculos pontos), nos quais o olho não consegue foco. O usuário de computador tem que “focar e refocar” para manter as imagens bem definidas. Isto resulta em tensão dos músculos do olho. Adicionalmente, depois do uso prolongado do computador, é diminuída a freqüência de piscar, que causa olhos secos e doloridos. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e no pescoço.
COMPUTADORES DANIFICAM A VISÃO?
Não há nenhuma evidência que indique que computadores causam problemas de visão. Segundo testes em laboratórios americanos, os monitores emitem mínima ou nenhuma radiação prejudicial sob condições operacionais normais. De fato, a quantia de radiação ultravioleta produzida por estes é uma pequena fração da produzida por iluminação fluorescente.
Alguns sugerem que os sintomas de CVS acontecem como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador. Estas condições podem incluir:
Falta de iluminação
Má localização da iluminação
Posição imprópria do monitor
Tela suja
Problemas oculares pré-existentes

Fonte: Dr. Wil O. Costa / portaldaoftalmologia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Ana Seixas disse...

Oi amiga, passando para retribuir a visita e conhecer seu blog.
Eu adorei, tudo muito legal aqui.Essa postagem sobre olhos irritados é ótima, eu quase sempre estou assim, menina é dureza viu.Só que no meu caso além do computador eu tenho o agravante de ser alérgica a felinos, ai vivo de olho vermelhão rsrsrs.
Parabéns pelo blog, já estou te seguindo, grande beijo.

Unknown disse...

obrigdinha Ana ! e volte sempre , se cuida!

Postar um comentário