Cupcakes - passo a passo


Anatomia de um bolinho – um passo a passo de como fazer cupcakes



Eu tenho uma paixão por "cupcakes" em geral (tudo mesmo,  dos de comer aos decorativos), basta ter  aquele formatinho lindooooo e fofo! Visitando um site incrível 
http://thecookieshop.wordpress.com, encontrei um PAP facinho, facinho feito pela Paula e hoje vou postar para vocês meninas!! Bjinhuss e um maravilhoso e docinho fim de semana como um cupcake, hehehehe.
Primeiro de tudo: não existe uma receita específica de cupcake – ele nada mais é do que um bolo assado em forminhas de papel e coberto com o glacê ou cobertura da sua preferência. Existem receitas que se prestam mais a serem assadas em forminhas pequenas, ficam mais bonitas, mais redondinhas em cima, mais úmidas – mas de forma geral, a regra  é usar uma receita de bolo gostosa e que você esteja acostumado a fazer.
Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara de leite
Material necessário:
  • forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes 
  • Forma de metal especial para muffins, ou forminhas de metal para empada (tem que caber a forminha de papel dentro, sem ficar justo)
  • grade para esfriar os bolinhos (se não tiver, use o seu escorredor de pratos)
Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais.
Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas até 2/3 cheias. Assim, ó:
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possível, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar.
Atenção:
  • Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.
  • Fique atenta ao tempo de forno: formas escuras e de silicone podem superaquecer e queimar seus bolinhos.
  • Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma – o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois.
  • Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados – embale em plástico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por até 3 meses.
Recheio
Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com vontade naquele dia.
Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o método do cone:
1. Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando só uma tampinha.
2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de chá.
3. Depois é só tampar.
Cobertura
A cobertura, pra mim, é o que faz o cupcake ter graça. E além de linda, ela tem que ser gostosa! Eu uso muito essa receita de buttercream de merengue, que é bem mais leve que o buttercream tradicional, e dá para variar o sabor da geléia, ou usar somente baunilha se quiser ela branquinha.
Outras opções de cobertura: marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo – é só dar um Google!
Ela pode ser aplicada com uma espátula, mas eu acho que fica lindo com o bico de confeiteiro – o que eu mais uso é o bico 1M da Wilton:
Buttercream de Frutas vermelhas (adaptada do livro Martha Stewart’s Baking Handbook)
  • 3 claras
  • 2/3  xícara de açúcar
  • 200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaços de uma colher de sopa
  • 1 xícara de geléia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente (peneire se não quiser sementinhas)
  • corante rosa (opcional)
Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e a mistura ficar bem quente (se você tiver um termômetro, a temperatura é de 71°C). Bata as claras na batadeira até ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, então, paciência!). Não pode estar nem morninha, senão não dá certo.
Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga, um a um, batendo bem para incorporar a cada adição. Se depois de juntar toda a manteiga a mistura separar ou parecer que “talhou”, continue batendo em velocidade alta, e a cobertura deverá emulsionar novamente. Bata até virar um creme espesso, uniforme e brilhante.
Junte a geléia e o corante e misture bem com uma espátula. Use imediatamente.
Agora, é só decorar – granulado colorido, açúcar cristal, raspas de chocolate, choco ball, um morango, figuras de pasta americana, tudo isso fica lindo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

CRIS VACCARI disse...

__00000___00000 *.*. * * . Olá! Amigos e Amigas
_0000000_0000000. * . * . *Sejam Bem Vindos! . * .*
_000000000000000. * .Agradeço pela visita...
__0000000000000 * . * Também pelos comentários!
___00000000000 * . *. *Amei conhecer seu blog!!
_____0000000 * . *. * . * . *
_______000 * Bjim*
________0____BLOGUEIRAS UNIDAS 127
http://criseducando.blogspot.com/

Paty Maciel disse...

Que delicia,adoreiiiiiiiiii Obrigada tbem pela visita,bjs..

marcia disse...

Oie...
meninas retribuindo sua visitinha, mas já sou sua seguidora e me visite quanto quiser... E que delícia é essa hummmmmmmmmmm.
Bjnhs e sucesso!!!
http://mareboucas.blogspot.com

Telas Sob Encomenda disse...

Adorei seeu blog, essa receita vou tentar fazer pras minhas baixinhas, obrigada pela visita, ja estou te seguindo

Lu Correia disse...

Oi!Me chamo Pâmella!Adorei seu blog!Tbém gostei da postagem do Cupcake.Uma delicia de postagem!kkkk!Já sou seguidora!Visite meu blog tbém!Bjs!

www.mundopinkdapam.blogspot.com

Postar um comentário