Como prevenir e tratar a Gengivite!


A gengivite, como o próprio nome diz, é uma inflamação da gengiva provocada por um biofilme bacteriano (película de placa bacteriana que se adere aos dentes deficientemente higienizados). Tal placa se forma de maneira constante uma vez que é constituída de bactérias que normalmente povoam a nossa boca e são nutridas pelos alimentos que ingerimos. Assim, a falta de higienização correta é o principal fator predisponente para a gengivite.
Clinicamente a doença se caracteriza por uma gengiva edemaciada (inchada), anormalmente vermelha, que sangra com facilidade, freqüente presença de calculo ou tártaro (formação mineral de bactérias que se assemelham a um “cimento” aderido ao dente), lisura lustrosa (uma gengiva saudável costuma apresentar aspecto de casca de laranja), ausência de dor (podendo doer durante a escovação), gosto ruim na boca e mau hálito.
Tais sintomas podem se apresentar todos juntos ou de maneira isolada, mas em geral representam a gengivite que, se não tratada, poderá evoluir para um quadro mais grave denominado periodontite, onde a inflamação provocada pelas bactérias promove uma reabsorção do osso que suporta o dente levando à mobilidade e conseqüente perda prematura do mesmo.
Tanto a gengivite quanto a periodontite são doenças multifatoriais, ou seja, são resultante da ação de uma série de fatores, ambientais , genéticos e comportamentais para ser mais exato. Porém, controlando o fator “comportamento” é possível barrar e até mesmo se ver livre do quadro. Por isso, neste guia, Comofas te ensina como prevenir e tratar gengivite.

Instruções

1)    A primeira dica é simples e vale para quase todos os problemas odontológicos. Escove bem os dentes e use fio dental. Como dito anteriormente é a placa bacteriana que provoca tal moléstia. Desta forma a escova, juntamente com o fio dental, é o mais eficaz remédio para gengivite. Mas a higienização deve ser feita de maneira correta. Todos os dentes devem ser escovados em todas as suas faces no sentido raiz-coroa. Também é importante penetrar um pouco as cerdas da escova na gengiva de forma a desestruturar a placa bacteriana ali acumulada.
O fio dental deve ser usado em todas as faces de todos os dentes de modo a abraçá-los removendo a placa bacteriana das junções dentárias desde a raiz até o topo. Não se importe com o sangramento nesta fase. Ele só estará indicando que a região se encontra inflamada, se a higienização correta for contínua você perceberá que com o tempo o sangramento diminuirá até desaparecer por completo.
2)    Utilize enxaguantes bucais com flúor. Existem várias marcas disponíveis no mercado. Tais produtos, além de proteger sua boca contra a progressão bacteriana, irão melhorar seu hálito, geralmente ruim em pessoas portadoras de gengivite e periodontite.
3)    Procure um dentista! Ele irá determinar o grau de sua doença e qual o melhor tratamento para o seu caso.
4)    Evite fumar, pois os produtos do cigarro, além de gerar vários outros problemas, agridem a mucosa bucal agravando a inflamação na gengiva
5)    Caso seja diabético procure controlar sua dieta. Gengivite e diabetes estão intimamente relacionadas.

fonte:Comofas

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário